Bits, bytes, kbytes, etc.

1 bit: pode ficar em apenas dois estados (carregado/ não carregado, magnetizado/ não magnetizado)

1 byte = 8 bits: admite 28 = 256 estados.

1 kilobyte = 210 bytes

1 megabyte = 210 kilobytes

1 gigabyte = 210 megabytes

A grande parte dos softweares lêem informações byte a byte. Cada byte pode ser interpretado como um dado ou parte de um dado ou como uma instrução ou parte de uma instrução.

Arquivos de texto pleno e arquivos binários

Arquivos de texto pleno interpretam os dados como caracteres (letras, pontos, e outros simples).

Tal interpretação assume uma codificação dos caracteres em bits ou conjunto de bits. As mais comuns são:

ASCII

Codificação com 7 bits, podendo representar portanto, 27 = 128 caracteres.

ISO8859-1 ou latim 1

Extensão de 8 bits do ASCII, incorporando os caracteres acentuados das linguas latinas.

UTF8

Codificação que admite até 221 caracteres. Até o momento, “apenas” 109384 caracteres foram alocados.

Editores de texto

Lêem e gravam arquivos de texto pleno.

São usados para:

Linguagem de markup

Um software interpreta um arquivo de texto puro como um conjunto de instruções de formatação e de texto a ser exibido.

Programas

Um software interpreta um arquivo de texto como um conjunto de instruções e, em se tratando de uma linguagem interpretada, executa essas instruções ou, em se tratando de uma linguagem compilada traduz essas instruções em linguagem de máquina, gerando um arquivo executável.

Exemplos de editores de texto

Processadores de texto

Lêm e criam arquivos binários que contém informação sobre o texto e sobre a formatação desse texto. Usualmente, são do tipo WYSIWYG (What you see is what you get).

Exemplos